quinta-feira, 16 de julho de 2009

Conhecimento vs Sabedoria

Conhecimento & Sabedoria

Dois discípulos procuraram um mestre para saber a diferença entre Conhecimento e Sabedoria.

O mestre disse-lhes:
- Amanhã, bem cedo, coloquem dentro dos sapatos vinte grãos de feijão, dez em cada pé.
Subam, em seguida, a montanha que se encontra junto a esta aldeia, até o ponto mais elevado, com os grãos dentro dos sapatos.

No dia seguinte os jovens discípulos começaram a subir o monte. Lá pela metade um deles estava padecendo de grande sofrimento: seus pés estavam doloridos e ele reclamava muito.

O outro subia naturalmente a montanha. Quando chegaram ao topo um estava com o semblante marcado pela dor; o outro, sorridente.

Então, o que mais sofreu durante a subida perguntou ao colega:
- Como você conseguiu realizar a tarefa do mestre com alegria, enquanto para mim foi uma verdadeira tortura?

O companheiro respondeu:
- Meu caro colega, ontem à noite cozinhei os vinte grãos de feijão.

É comum que se confunda Conhecimento com Sabedoria, mas essas são coisas bem diferentes. Se prestarmos atenção, podemos verificar que a diferença é clara e visível. O Conhecimento é o somatório das informações que adquirimos, é a base daquilo que chamamos de Cultura.

Podemos adquirir Conhecimento sem sequer vivermos uma experiência fora dos livros e das aulas teóricas. Podemos nos tornar Cultos sem sairmos da reclusão de uma biblioteca.

Já a Sabedoria, por outro lado, é o reflexo da vivência, na prática, quer pela experimentação, quer pela observação, da utilização dos conhecimentos previamente adquiridos.

Para se ser Sábio é preciso viver, experimentar, ousar, ponderar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida.

É preciso buscar, sim, o conhecimento, a informação. Deve-se atentar para não se tornar alguém fechado em si mesmo e no próprio processo de aprendizado.
Fazer isso é o mesmo que iniciar uma viagem e se encantar tanto com a estrada a ponto de se esquecer para onde se está indo.

E isso não parece ser uma atitude muito sábia.
Então, sejamos Sábios: vivamos, amemos e compartilhemos o que há em nossos corações!
E que saibamos cozinhar nossos feijões...

O Veneta
Leia mais...

Maninha

Kome dizia Nhontoninhe, hábito = costume = vício = mania. Na saninklau maninha má sêta ê mejma koza.

As 10 mais estranhas manias

A definição médica afirma que "mania" é uma "desordem mental caracterizada por preocupação excessiva com algum fato, objeto, etc." Ler sobre elas pode ser curioso e divertido para você, mas para quem sofre delas é um tormento.
Veja abaixo algumas das mais bizarras manias, que podem ser bem menos raras do que você imagina.
10. Cartocacoete
- compulsão incontrolável de ver mapas em tudo

9. Gamomania
- obsessão em fazer pedidos de casamento

8. Onomatomania
- desejo irresistível de repetir certas palavras

7. Clinomania
- desejo excessivo de ficar na cama

6. Demonomania
- acreditar ser habitado por um espírito maligno

5. Enosimania
- acreditar constantemente que pecou

4. Tricotilomania
- compulsão por arrancar o próprio cabelo

3. Ablutomania
- mania de se lavar

2. Abulomania
- indecisão patológica

1. Doromania
- obsessão por presentes
HypeScience
Leia mais...

terça-feira, 14 de julho de 2009

Konsedje

Os 20 conselhos de Harvard e Cambridge

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram, recentemente, um manual com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e simples. São,
  1. Beber um copo de sumo de laranja, diariamente - Para aumentar o ferro (kuidóde pa ka fruja...) e repor a vitamina C.
  2. Salpicar canela no café - Mantém baixo o colesterol, e estáveis os níveis de açúcar no sangue (moskite ta gosta de sange dose).
  3. Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral - O qual tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro do que tem o pão branco.
  4. Mastigar os vegetais por mais tempo - Aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos no corpo. Mastigar liberta sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.
  5. Adoptar a regra dos 80% - Servir-se de menos 20% da comida evita transtornos gastro-intestinais, prolonga a vida, e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
  6. O futuro está na laranja - Reduz em 30% o risco de cancro de pulmão.
  7. Fazer refeições coloridas como o arco-íris - Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco, em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
  8. Comer pizza. Mas escolha as de massa fininha - O Licopene, um antioxidante do tomate, pode inibir e ainda reverter o crescimento de tumores; e, ademais, é melhor absorvido pelo corpo quando o tomate está em molhos para massas ou para pizza.
  9. Limpar a sua escova de dentes e trocá-la regularmente - As escovas podem espalhar gripes, resfriados e germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente, pelo menos quatro vezes por semana (aproveite o banho no chuveiro); sobretudo durante e após períodos de doença, devem ser mantidas separadas de outras escovas.
  10. Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam a sua memória - Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, qualquer habilidade nova. Leia um livro e memorize parágrafos.
  11. Usar fio dental (afinal as meninas é que têm razão...) e não mastigar chicletes - Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arterosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos à sua idade biológica, porque remove as bactérias que atacam os dentes e o corpo.
  12. Rir - Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o stresse, acorda células naturais de defesa e desperta os anticorpos (amdjer sô devê ari sobde, mei dia pa tarde…).
  13. Não descascar com antecipação - Os vegetais ou frutas, (sempre frescos), devem ser cortados e descascados no momento em que vão ser consumidos.
    Isto aumenta os níveis de nutrientes contra o cancro.
  14. Ligar para os seus parentes/pais de vez em quando (aproveitar as promoções que as operadoras estão dando…) - Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com as pessoas de quem gostam, particularmente com a mãe, desenvolvem tensão alta (alta pressão), alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.
  15. Desfrutar de uma xícara de chá - O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelitas também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.
  16. Ter um animal de estimação - As pessoas que não têm animais domésticos, sofrem mais de stresse e vão mais ao médico, dizem os cientistas da Cambridge University. As mascotes fazem-nos sentir optimistas, relaxado, e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até com um peixinho dourado podemos obter um bom resultado.
  17. Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche - Uma porção de tomate por dia, baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo os cientistas da Harvard Medical School.
  18. Reorganizar o frigorífico - As verduras, em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas. A luz artificial do equipamento destrói os flavonóides (que combatem o cancro) que todos os vegetais têm. Por isso, é melhor usar a área reservada às verduras, que é aquela gaveta em baixo.
  19. Comer como um passarinho - A semente de girassol e as sementes de sésamo, nas saladas, e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
  20. E, por último, uma súmula de pequenas dicas para alongar a vida:
  • Comer chocolate
    Duas barras por semana dão mais um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.
  • Pensar positivamente
    As pessoas optimistas podem viver até mais 12 anos que os pessimistas, as quais, ademais, apanham gripes e resfriados mais facilmente.
  • Ser sociável
    As pessoas com fortes laços sociais, ou redes de amigos, têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias, ou que só têm contato com a família.
  • Conhecer-se a si mesmo
    Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter', têm 35% mais de probabilidade de viver mais tempo.
Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente se tornam hábitos.
É exatamente o que diz Séneca:

Escolha a melhor forma de viver, e o costume a tornará agradável!

Mensagem recebida por Email
Leia mais...