Dicas para tornar seu carro mais 'ecológico'
Cinco dicas para quem não admite - ou não pode - deixar o carro na garagem mas não quer ficar alheio ao movimento.
Para muitos, ter carro é uma necessidade. Para outros, é bem mais que isso: é uma paixão. Se você é leitor de QUATRO RODAS, é possível que você faça parte deste segundo grupo – e que torça o nariz quando alguém lhe sugere deixar seu carro de lado, mesmo que apenas por um dia.
Se você não está disposto a trocar seu veículo por uma caminhada ou pela bicicleta, não quer enfrentar as desventuras do transporte público nem cogita oferecer uma carona ao vizinho, não pense que você precisa ficar alheio ao movimento. Abaixo, você confere cinco dicas simples de como usar esse dia para cuidar melhor de seu carro, de maneira que ele provoque menos impacto ao ambiente em todos os outros dias do ano.
Cheque os pneus
É a maneira mais fácil e barata de tornar o carro mais eficiente do ponto de vista energético. Quanto mais vazios, mais os pneus entram em atrito com o solo, obrigando o motor a trabalhar mais e a gastar mais combustível – além, é claro, de diminuir a vida útil. Cheios demais, por outro lado, eles reduzem a dirigibilidade e provocam o desgaste prematuro.
Um único pneu murcho pode aumentar o consumo em até 3%. O ideal, portanto, é calibrar os pneus periodicamente (no mínimo a cada 15 dias), mas seguindo a recomendação do fabricante, além de manter o alinhamento sempre em dia.
Vá de aditivada
Um pouco mais cara que a gasolina comum (às vezes até pelo mesmo preço), a aditivada contém elementos químicos detergentes, que no longo prazo ajudam a manter o motor limpo. Por isso mesmo, ajuda a reduzir os índices de emissões, especialmente para quem utiliza o carro em distâncias curtas, condição em que o motor trabalha em temperaturas abaixo do ideal.
Nunca se esqueça, entretanto, de checar o manual para saber quais tipos de combustíveis são indicados para seu modelo.
Visite uma oficina
Quando foi a última vez que você fez uma manutenção preventiva? Parece bobagem, mas é uma ótima maneira de tornar seu carro mais "ecológico", além de mantê-lo sempre em bom funcionamento.
Assim sendo, leve seu carro a uma oficina de sua confiança para checar a regulagem do motor. Itens como velas, filtro de ar e catalisador têm influência direta na emissão de poluentes. Se a preocupação ambiental não for suficiente, saiba que um carro mal regulado (uma sonda lambda avariada, por exemplo) pode gastar até 40% mais combustível.
Dirija com consciência
Experimente prestar atenção no modo como você dirige. Quem usa o acelerador e, em vez de fazê-lo de forma gradual, estica demais a troca de marchas, aumenta o consumo de combustível e a emissão de poluentes. Antecipar as paradas, reduzindo a velocidade em vez de usar o freio, também evita o desperdício de energia.
Tente ainda não carregar peso desnecessário no carro – levar 45 quilos a mais no carro pode elevar o consumo em 2%. E use o ar-condicionado somente quando for indispensável, para reduzir o consumo de combustível. É bom para o meio ambiente e para o seu bolso.
Lave você mesmo
Para alguns, não há nada mais prazeroso que passar o dia lavando o carro. Use seu próximo dia de folga para lavá-lo você mesmo. Dê preferência a produtos biodegradáveis e troque a mangueira pelo balde, para não desperdiçar água. Uma lavagem com mangueira pode consumir 580 litros de água, contra 40 litros do balde.
Como – na teoria – sujeira em excesso é capaz de aumentar o arrasto aerodinâmico do carro, quem sabe você ainda economiza algumas gotas de gasolina. Haja sujeira para provocar tal efeito, mas, por via das dúvidas, é sempre melhor andar com um carro limpo, certo?
Abril
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Carro Ecológico
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário