- Não deixe as chaves na ignição de seu carro, ainda que seja por alguns momentos, nem entregue-as a pessoas estranhas.
- Obedeça as regras de trânsito.
- Quando dispondo de local seguro e acesso individual, copiar documentos originais do veículo, fazendo uso da fotocópia devidamente autenticada pelo órgão competente, não trazendo consigo, assim, os documentos originais de seu veículo.
- Quando seu veículo apresentar defeito, chame um mecânico de sua confiança.
- Verificar o veículo antes de partir, bem como os documentos e equipamentos obrigatórios (pneus, bagagens, e passageiros).
- Não conduzir à vista, em veículos, objectos valiosos ou pacotes.
- Evitar pedir ou dar "boleias" a estranhos, bem como manter as portas do carro travadas, os vidros levantados e usar o cinto de segurança.
- Evitar bebidas alcoólicas e/ou substância tóxica ao dirigir veículo.
- Redobre a atenção ao avistar um peão idoso. Ele pode atravessar de repente.
- Ao encontrar peões a atravessar, ceda-lhes a passagem. Se forem pessoas idosas, dê-lhes mais tempo.
- Ao mudar de direcção, pode também encontrar pessoas idosas a atravessar. Deixe-as passar e lembre-se que demoram mais a atravessar.
- Por vezes, as pessoas idosas não têm tempo para atravessar, enquanto o sinal luminoso para peões está verde. Tenha paciência e espere que eles acabem de atravessar.
- Não estacione no passeio. As pessoas idosas têm de sair para a faixa de rodagem (o que acarreta maior perigo) e percorrer uma maior distância.
- Não estacione junto a passadeiras. Retira a visibilidade aos peões e, em particular, às pessoas idosas (que vêem pior).
Polícia Nacional
Sem comentários:
Enviar um comentário