segunda-feira, 28 de abril de 2008

Tecnologias com 25 Anos

1. Nascimento da web
A Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network) adotou o protocolo de redes TCP/IP, desenvolvido nos anos 70 por Vinton Cerf e Bob Kahn. A partir daí, as redes que usam o protocolo passaram a ser conhecidas por internet.

2. Nintendo invade o Japão
Dois anos antes de promover sua estréia nos Estados Unidos, a Nintendo Entertainment System invadiu a vida de pequenos japoneses com personagens como o Mario e Donkey Kong.

3. Primeiro celular
Um quarto de século atrás, a Federal Communications Commission dá sua bênção ao primeiro celular do mundo. O abençoado foi o modelo Motorola DynaTac 8000x, que pesava quase 1 quilo e custava 4 mil dólares.

4. O GNU não é o Unix
Richard Stallman anunciou, pelo grupo net.unix-wizards, que escreveria um software totalmente compatível com o sistema operacional Unix, o GNU (sigla do inglês GNU is not Unix), e permitir que todos os interessados o usem gratuitamente.

5. Apple Lisa
O PC voltado a negócios da Apple apresentava inovações como mouse e GUI (do inglês Graphical User Interface) e custava 10 mil dólares. Ele teve vida curta, contudo: seu “reinado” começou em 1983 e terminou em 1985.

6. O pouco portátil Compaq Portable
Tudo depende do seu ponto de vista quanto a portabilidade, mas com certeza os 12,7 quilos deste modelo pesariam na opinião de qualquer um. O Compaq pouco portátil também tinha um valor pesado: 3.590 dólares.

7. Invenção do DNS
Imagine uma internet onde IPs impossíveis de serem lembrados são usados no lugar de nomes de domínio. Há 25 anos, o Domain Name System (DNS) foi inventado por Paul Mockapetris, quando a rede ainda tinha somente algumas centenas de máquinas conectadas.

8. Primeiro Word
A primeira versão do processador de textos da Microsoft foi inicialmente chamada de Multi-Tool Word, para depois passar a ser conhecida como Microsoft Office Word.

9. Planilha Lotus 1-2-3
O Lotus 1-2-3 não foi a primeira planilha eletrônica, mas por muito tempo o aplicativo foi considerado moderno. Cinco anos depois, o Microsoft Excel chegou ao mercado - e o resto da história você já sabe.

10. War Games chega aos cinemas
“Um adolescente encontra uma porta secreta em uma central militar de computadores, onde a realidade se confunde com um game”. Esta é a aventura de ficção científica escrita por Lawrence Lasker e Walter F. Parkes, que estreou nos cinemas dos Estados Unidos em 1983.

11. Falência da Osborne Computer
A empresa criou o primeiro computador portátil com software incluso, que custava 1.795 dólares. Ela foi, contudo, vítima da combinação “concorrência de mercado” e “incapacidade de cumprir suas próprias promesas”. A Osborne faliu em setembro de 1983.

12. Definição da AT&T
A operadora que em 1983 já havia surgido há 128 anos como Bell Telephone Co., definiu seu nome atual, AT&T - após também se chamar Southwestern Bell Corp. e SBC. Foi também em 1983 que o logo usado hoje pela empresa foi criado.

IDG Now

Sem comentários: