terça-feira, 10 de novembro de 2009

China


Curiosidades da China

A China é o país mais populoso do mundo, cerca de um quinto das pessoas em todo o planeta são chineses. Para se ter uma ideia, se você morasse na China, provavelmente, nesse exacto momento estaria dividindo o cómodo em que está com mais 7 pessoas.

Pretende reformar a casa? Chame um chinês! Uma das maiores obras da engenharia civil do mundo, a Muralha da China foi recentemente "aumentada". É que descobriu-se que sua real extensão chega a, aproximadamente, 7200km. Ela foi construída pelos chineses em 250 a.C. e calcula-se que usou uma mão de obra composta de 10 milhões de trabalhadores e levou 20 anos para ser terminada.

E as curiosidades da China estão só começando. Na questão cultural, por exemplo, se você abrir a porta para uma visita chinesa sair de sua casa significa que a está mandando sair. Outro costume curioso da China é arrotar na mesa, depois de comer. E se não o fizer vai parecer que não gostou da comida.

Já na China antiga uma das maiores curiosidades era o desprezo que as famílias pobres sentiam por filhas mulheres. Elas nem sequer tinham direito a um nome. Eram referenciadas pela ordem de nascimento, como 1ª ou 3ª filha, até se tornarem adultas.

Tem medo de cobra? Então vá para a China. A carne de cobra é tão apreciada lá, como petisco ou afrodisíaco, que estão correndo risco de extinção. 10000 toneladas de cobras são consumidas anualmente.

As leis e penas para crimes são muito polémicas e curiosas na China. Os chineses executam, sozinhos, mais condenados do que outros 63 países, que adotam a pena de morte, juntos! Cerca de 25% dos crimes do código penal na China são passíveis de execução. Inclusive crimes como envenenar gado ou difundir pornografia. Além disso, na China qualquer pessoa pode ser presa por até 3 meses sem nenhuma acusação formal. Os chineses costumam prender a família de foragidos para que ele se entregue!

CDB

Sem comentários: