
~*~ Lindos recados animados - Natal & Ano-Novo ~*~
Nho’ntoninhe má sê compad topa na porta d’greja. Eze tá tud fusc. Nho’ntoninhe tinha jgod primer e el tá ta tenta spia cont’óra staba narloj d’igreja. Cand sê compad jga, el odja mô nho’ntoninhe staba c’algun problema, el bra pa el, el pergultal:
- Compad ‘ntoninhe, falom cal quê bô problema mô mta rasolveb el gôssin.
Nho’ntoninhe raspondê: Mta ta odja quel arloje la dcima, má mca ta ta consigui sabê ora ê quel quel ta ta marca…
Anton Compad bra pa el, el falal: Catem problema, tchom spiob el.
Compad spia pum banda, spia pa ot, el volta na nho’ntoninhe el falal: Compad ‘ntoninhe, ondê igreja?
Numa sala de aulas, há um menino de nove anos sentado à sua carteira e de repente aparece uma poça entre seus pés, e a parte dianteira de suas calças está molhada.
Pensa que seu coração vai parar porque não pode imaginar como isso aconteceu. Nunca havia acontecido antes, e sabe que quando os meninos descobrirem nunca o deixarão em paz. Quando as meninas descobrirem, nunca mais falarão com ele enquanto viver.
O menino acredita que seu coração vai parar; abaixa a cabeça e reza esta oração:
"Querido Deus, isto é uma emergência! Eu necessito de ajuda agora! Mais cinco minutos e serei um menino morto".
Levanta os olhos de sua oração e vê a professora chegando com um olhar que diz que foi descoberto.
Enquanto a professora está andando até ele, uma colega chamada Susie está carregando um jarro cheio de água. Susie tropeça na frente da professora e despeja inexplicavelmente a água no colo do menino. O menino finge estar irritado, mas ao mesmo tempo interiormente diz "Obrigado, Senhor! Obrigado, Senhor!"
De repente, em vez de ser objeto de ridículo, o menino é objeto de compaixão.
A professora desce apressadamente com ele e dá-lhe shorts de ginástica para vestir enquanto suas calças secam.
Todas as outras crianças estão sobre suas mãos e joelhos limpando ao redor de sua carteira.
A compaixão é maravilhosa. Mas como tudo na vida, o ridículo que deveria ter sido dele foi transferido a outra pessoa - Susie. Ela tenta ajudar, mas dizem-lhe para sair. "Você já fez demais, sua grosseira!"
Finalmente, no fim do dia, enquanto estão esperando o ônibus, o menino caminha até Susie e lhe sussurra, "você fez aquilo de propósito, não foi?"
E Susie lhe sussurra, "eu também molhei minha calça uma vez".
A música é cantada em tom maior, utilizando a clássica harmonia dos três acordes: 1ª, 2ª e 3ª.
A ordem é sempre: 1ª – 3ª – 2ª – 1ª – 2ª – 1ª
Aí vai uma exemplificação:
Do+ Fa+ Sol7
Ó chegando o batismo do senhor
(Sol7) Do+ Sol7 Do+
Q’eu tenho aqui um amigo para visitar
Uma pesquisa conduzida por pesquisadores britânicos sugere que ser fisicamente activo depois dos 50 anos de idade é mais importante para "manter a mobilidade corporal" do que ser magro.
A equipe de cientistas da Península Medical School reconhece que ser obeso ou estar acima do peso na meia-idade pode prejudicar a mobilidade física.
Mas os pesquisadores observam que, independentemente da massa corporal, pessoas que realizam trabalhos domésticos ou praticam desportos têm mais chances de manter a capacidade de locomoção e mobilidade na idade avançada.
O estudo, publicado na revista científica Journal of the American Geriatrics Society, acompanhou durante seis anos a rotina de 10.209 participantes entre 50 e 69 anos nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.
Os pesquisadores observaram que, entre os que realizavam algum tipo de actividade física três ou mais vezes por semana, apenas 13% desenvolveram problemas de mobilidade física.
Em contrapartida, entre os sedentários, 24% apresentaram dificuldades para se movimentar.
Benefícios "universais"
Nos testes, os especialistas observaram que as pessoas que eram activas tinham mais facilidade para fazer longas caminhadas, subir e descer escadas, manter o equilíbrio e se levantar sem a ajuda dos braços.
O líder da pesquisa, Iain Lang, disse que os resultados foram muito semelhantes entre os voluntários americanos e britânicos, o que sugere que os benefícios das actividades físicas na idade avançada são "universais".
"Fazer exercícios na meia-idade não só ajuda quem quer perder peso, como também auxilia na manutenção da mobilidade física", afirmou Lang.
"E mais importante que isso, entre os que não conseguem diminuir o peso, ainda assim ganharam mais mobilidade física."
Depois de cantar, um dos elementos recita, e os outros respondem em coro:
Boas festa / Boas festa
Boas óne / Boas óne
Xegano / Xegano
Outro ano / Outro ano
Tal dia / Tal dia
Com dia d’oje / Com dia d’oje
Melhor gosto / Melhor gosto
E alegria / E alegria
Paz nesta / Paz nesta
Glória noutra / Glória noutra
Aleluia / Aleluia
Aleluia / Aleluia
Alegria / Alegria
Alegria / Alegria
Ámen / Ámen
Viva Nho… / VIVA
Viva Nha… / VIVA
Viva… / VIVA
VIVA TUD GENT DÊSS CÁSA / VIVA
Depois de receber a oferta, dizíamos sempre: Ez’óne ta bem ta tem maiz-i-maiz.
Leia mais...Ontem sopraram-se 547 velas. Mais um aniversário da descoberta da ilha. A festa do padroeiro, snhôr saninclau, coincide com a festa do Município da Ribeira Brava. Desejamos, sinceramente, que a ilha consiga ultrapassar alguns constrangimentos por que passa neste momento, nomeadamente o problema de transportes de e para a ilha.
Mais uma quadra natalícia se avizinha, por isso aproveitamos a oportunidade para desejar a todos os sanicolauences os sinceros votos de boas festas e próspero ano novo.
Incluímos aqui uns versos alternativos (não estão ordenados com rigor). A existência de tantos versos confere à canção de Boas Festas características de uma canção de caminhada. Como se os grupos se deslocassem a grandes distâncias, tocando e cantando sempre a mesma melodia, mas com versos diferentes.
Mais um ano sobre o mundo
Cheio de paz e de alegria
Cantemos todos a boa nova
Que nasceu o mnin Jesus.
Ó flor por cada ramo que deitava
Enclarecia todas as vilas e cidades
Eu já ouvi um galinho a cantar mais
Para anunciar que já nasceu o mnin Jesus.
Ó são José quand el foi passear o mundo
Ele levou o mnin Jesus na sua companha
Ó mnin Jesus que nasceu no dia de natal
Pra ser batizado no dia do ano novo.
Leia mais...Transcrevemos uma parte da notícia avançada pela BBC com o título “Indonésios terão de plantar árvores para se casar”
A agência de notícias estatal Antara afirma que os casais terão que fornecer as mudas de árvores ou pagar cerca de 25 mil rúpias indonésias segundo o novo plano, que será obrigatório.
Os casais que estão em busca do divórcio terão que pagar uma taxa ainda mais alta: 25 mudas ou cerca de 40 mil rúpias indonésias.
Autoridades distritais afirmam que o novo programa tem o objetivo de combater o aquecimento global.
Iniciativa
Os casais devem entregar as mudas ou o dinheiro para a pessoa responsável pela oficialização do casamento.
"O dinheiro será, então, usado para comprar mudas que serão plantadas na área onde o casal vive", disse o chefe distrital Untung Wiyono.
A Indonésia organizou uma série de eventos para o plantio de árvores nos últimos meses, antes da Conferência sobre Mudança Climática da ONU, em Bali.
Em novembro, o presidente Susilo Bambang Yudhoyono se uniu à iniciativa nacional para plantar 80 milhões de árvores no país em um único dia.
A Indonésia foi criticada por grupos ambientalistas por sua alta taxa de desmatamento.
Pela sua importância, transcrevemos uma parte do texto publicado no site do IASC - The International Aloe Science Council, Inc.
No mundo existem mais de 250 espécies de aloe cultivadas…, sendo a Aloe barbadensis Miller e a Aloe aborescens as mais populares. A planta do Aloe cresce em áreas com clima tropical quente e não consegue sobreviver em temperaturas frias…
Originariamente, a comercialização da planta do Aloe era na produção de uma substância laxante amarela chamada aloin… Este producto tornou-se sinónimo com o nome "Aloe" e foi registado no negócio, na literatura técnica e governamental durante o século 20. Esta terminologia gerou muita polémica mais tarde, aquando do surgimento de outro dos principais ingredientes do Aloe, o Aloe Gel… Este Gel, a partir dos anos cinquenta, ganhou fama como base para drinks nutricionais… Análises químicas revelaram a existência neste gel de aminoácidos, minerais, vitaminas, enzimas, proteinas, … e estimulantes biologicos…
Entramos em Dezembro. Mês da grande festa da chegada do Messias ao mundo. Comemora-se a sua chegada no dia 25 (e o seu baptismo no dia 1 de Janeiro?). Deixo aqui alguns versos, da interminável cantiga d’boas festa:
Ó xegand-o-batismo do senhor,
Q’eu tenho aqui um amigo para visitar
Ó meu amigo q’eu tenho para visitar
Qui é do nome e é do pad santantone.
Ó santantone q’xtá guindado no seu apul
Para fazer uma bela pregação
Ô pregação quand el éra uma bela viva
Ela goloziava oiti-dia oiti-not.
Há oiti-dia, oiti-dia, oiti-noti
Qui ja somou os três cavaler
Um crê sabê q’cavaler serão aquel’s
Um ê Gaspar, ot ê Baltxor, ot ê Baltazar.
Ó menino onde vais tão pequinino
Ô mamá eu vou atê belem
À procura do pad de santa roma
Para celebrar uma missa nova de boas festa.
Ai boas festa, boas festa qui há um bom ano
Que vai entrar...
Katen k'falâ