terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Exercício físico


Ser activo depois dos 50 é mais importante do que ser magro, diz estudo

Uma pesquisa conduzida por pesquisadores britânicos sugere que ser fisicamente activo depois dos 50 anos de idade é mais importante para "manter a mobilidade corporal" do que ser magro.

A equipe de cientistas da Península Medical School reconhece que ser obeso ou estar acima do peso na meia-idade pode prejudicar a mobilidade física.

Mas os pesquisadores observam que, independentemente da massa corporal, pessoas que realizam trabalhos domésticos ou praticam desportos têm mais chances de manter a capacidade de locomoção e mobilidade na idade avançada.

O estudo, publicado na revista científica Journal of the American Geriatrics Society, acompanhou durante seis anos a rotina de 10.209 participantes entre 50 e 69 anos nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.

Os pesquisadores observaram que, entre os que realizavam algum tipo de actividade física três ou mais vezes por semana, apenas 13% desenvolveram problemas de mobilidade física.

Em contrapartida, entre os sedentários, 24% apresentaram dificuldades para se movimentar.

Benefícios "universais"

Nos testes, os especialistas observaram que as pessoas que eram activas tinham mais facilidade para fazer longas caminhadas, subir e descer escadas, manter o equilíbrio e se levantar sem a ajuda dos braços.

O líder da pesquisa, Iain Lang, disse que os resultados foram muito semelhantes entre os voluntários americanos e britânicos, o que sugere que os benefícios das actividades físicas na idade avançada são "universais".

"Fazer exercícios na meia-idade não só ajuda quem quer perder peso, como também auxilia na manutenção da mobilidade física", afirmou Lang.

"E mais importante que isso, entre os que não conseguem diminuir o peso, ainda assim ganharam mais mobilidade física."


Fonte: BBC Brasil

Sem comentários: