sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Cancro

Exame 'poderá detectar câncer de mama pela saliva'

Cientistas americanos estão desenvolvendo um novo exame que poderá detectar a presença do câncer de mama por meio da análise da saliva das pacientes, sugere um estudo publicado na revista científica Cancer Investigation.

Segundo a pesquisa, a presença do câncer de mama produz uma mudança na quantidade e nas características das proteínas encontradas nas glândulas salivares.

O novo exame, que está sendo desenvolvido no Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, poderia identificar a quantidade de proteínas na saliva das pacientes para oferecer um diagnóstico precoce da doença.

Para realizar o estudo, os cientistas analisaram amostras da saliva de 30 pacientes. Os resultados identificaram 49 proteínas que diferenciavam as mulheres saudáveis daquelas contaminadas pela doença.

A análise das proteínas da saliva também permitiu distinguir se os tumores nos seios das pacientes eram ou não malignos.

Os pesquisadores afirmam que um protótipo do novo exame está em fase de planejamento.

Dentista

De acordo com Charles Streckfus, que coordenou a pesquisa, o novo exame poderia ser aplicado nas pacientes pelos dentistas.

"A maioria das pessoas, especialmente mulheres e crianças, visitam o dentista muito mais do que qualquer outro médico. A saliva é uma forma não invasiva e rápida para detectar a doença", disse.

Damien Walmsley, assessor científico da British Dental Association, afirmou que na Grã-Bretanha a saliva já é usada como ferramenta para o diagnóstico de uma série de doenças, inclusive o câncer. Por isso, sugere que no caso britânico o exame seja feito nas clínicas do sistema de saúde público do país.

"No caso do câncer de mama, a análise da saliva tem sido usada para monitorar a resposta do paciente à quimioterapia ou ao tratamento cirúrgico da doença", disse.

"A própria boca é uma boa indicação da saúde geral dos indivíduos, e os dentistas já têm um papel importante em diagnosticar e detectar o câncer bucal."

Diagnóstico

Henry Scowcroft, da organização Cancer Research UK, que trabalha na pesquisa da doença, disse que vários pesquisadores estão tentando verificar a possibilidade de identificar sintomas iniciais do câncer em fluidos do corpo, como o sangue e a saliva.

"Este estudo é um dos muitos resultados de 'provas de princípio' que são publicados todos os anos. Mas esta pesquisa analisou amostras de muito poucas pacientes", disse Scowcroft.

"Pode ser que a credibilidade da técnica não seja comprovada com a análise da amostra de mais pacientes. Portanto, ainda há muito trabalho a se fazer para descobrir se este método poderá ser usado na rotina médica", concluiu.

BBC Brasil

Sem comentários: