quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Robot rural

Japoneses criam robô para facilitar trabalho rural

Pesquisadores da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio desenvolveram uma adaptação robótica específica para uso por trabalhadores rurais. De acordo com o site Robots.net, a idéia é auxiliar os camponeses japoneses idosos em sua rotina diária, garantindo maior resistência para completar seu trabalho, já que a maior parte é esforço braçal.

Além de multiplicar a produtividade dos trabalhadores, o novo robô foi desenvolvido para minimizar a tensão sobre cintura, quadril e braços.

Com cerca de 18 kg, o exosqueleto conta com oito motores ultra-sônicos junto com vários sensores e engrenagem em rede sem fio. A expectativa é de que a versão de produção em massa dessa adaptação pese 8 kg, custe cerca de 200 mil ienes (pouco menos de US$ 2 mil) e esteja em uso até 2012.

Ao contrário de países maiores como Estados Unidos, Rússia e China, o Japão quase não tem como facilitar a mecanização das terras de cultivo, já que a maior parte delas se encontra em terrenos vulcânicos rochosos de difícil acesso para implantar técnicas centralizadas em larga escala. Por isso, a equipe comandada pelo professor Shigeki Toyama vem trabalhando na construção do exosqueleto robótico, explicou o site Robots Dreams.

Até o momento, os pesquisadores estão encontrando vários obstáculos: diminuir o tamanho do equipamento para que fique mais fácil de ser vestido e operado no campo por longos períodos; desenvolver sensores personalizados; e controlar movimento, rotação e velocidade dos motores e ligações para melhor adaptação ao operador do exosqueleto.

Na próxima série de desafios, a equipe terá de aperfeiçoar as fontes de alimentação e os controles da adaptação robótica, a fim de aumentar o alcance operacional, a portabilidade e o tempo de operação.

Geek

Sem comentários: