segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Emagracer

Leite ajuda a emagrecer sem dieta especial e a ganhar músculos:

Beber leite depois de fazer exercício fisíco pode ser uma arma para emagrecer. Tomar um pouco no almoço também contribui para manter um peso saudável.

O leite ajuda também a criar massa muscular.

Beber leite ajuda a queimar gorduras sem dieta. A conclusão foi retirada de um estudo realizado na Universidade de McMaster, no Canadá, que envolveu 56 jovens, entre os 18 e os 30 anos.

Divididos em três grupos, todos os participantes entraram em um rigoroso programa de musculação, cinco vezes por semana, em um total de doze semanas consecutivas. Depois do exercício físico, os membros de cada grupo cumpriam um ritual diferente: alguns bebiam dois copos de leite, outros tomavam uma bebida de soja com a mesma quantidade de proteínas e calorias e, por fim, o outro grupo ingeria um concentrado de carboidratos. O objetivo era verificar se algum destes ítens colaborava para emagrecer e observar outros efeitos.

Ao fim das doze semanas de programa, os cientistas chegaram à grande conclusão: com menos um quilo que no início do estudo, os membros do grupo que bebeu leite foram os que mais emagreceram e tiveram um maior aumento de massa muscular sem dieta. Os que ingeriram carboidratos perderam cerca de 500 gramas, enquanto os que consumiram bebidas de soja nem sequer tiveram alteração de peso.

“Apesar de prevista, a perda de massa gorda foi maior do que estávamos pensando inicialmente. As implicações práticas dos resultados são óbvias: se quer ganhar músculos e perder gordura sem grandes dietas, em resultado do exercício, então tome leite”, explicam os responsáveis pela investigação.

Solução: um pouco de leite no almoço

No ano passado, um estudo de James O. Hill, investigador canadense especializado em obesidade, confirmou a importância do leite para emagrecer. “Tomar um pouco de leite no almoço pode ser uma solução poderosa para se ter um peso saudável”, revelava o estudo divulgado em New York. É possível, inclusive, perder peso.

A pesquisa de Hill analisou os hábitos alimentares de cerca de três mil adultos do Registo Nacional de Controlo de Peso e concluiu que as pessoas que comem pouco no almoço, especialmente cereais e leite com baixo teor de gordura, geralmente são mais magras que as que eliminam as refeições pela manhã ou comem outras coisas.

Tecnocientista

Sem comentários: