
~*~ Lindos recados animados - Natal & Ano-Novo ~*~
Nho’ntoninhe má sê compad topa na porta d’greja. Eze tá tud fusc. Nho’ntoninhe tinha jgod primer e el tá ta tenta spia cont’óra staba narloj d’igreja. Cand sê compad jga, el odja mô nho’ntoninhe staba c’algun problema, el bra pa el, el pergultal:
- Compad ‘ntoninhe, falom cal quê bô problema mô mta rasolveb el gôssin.
Nho’ntoninhe raspondê: Mta ta odja quel arloje la dcima, má mca ta ta consigui sabê ora ê quel quel ta ta marca…
Anton Compad bra pa el, el falal: Catem problema, tchom spiob el.
Compad spia pum banda, spia pa ot, el volta na nho’ntoninhe el falal: Compad ‘ntoninhe, ondê igreja?
Numa sala de aulas, há um menino de nove anos sentado à sua carteira e de repente aparece uma poça entre seus pés, e a parte dianteira de suas calças está molhada.
Pensa que seu coração vai parar porque não pode imaginar como isso aconteceu. Nunca havia acontecido antes, e sabe que quando os meninos descobrirem nunca o deixarão em paz. Quando as meninas descobrirem, nunca mais falarão com ele enquanto viver.
O menino acredita que seu coração vai parar; abaixa a cabeça e reza esta oração:
"Querido Deus, isto é uma emergência! Eu necessito de ajuda agora! Mais cinco minutos e serei um menino morto".
Levanta os olhos de sua oração e vê a professora chegando com um olhar que diz que foi descoberto.
Enquanto a professora está andando até ele, uma colega chamada Susie está carregando um jarro cheio de água. Susie tropeça na frente da professora e despeja inexplicavelmente a água no colo do menino. O menino finge estar irritado, mas ao mesmo tempo interiormente diz "Obrigado, Senhor! Obrigado, Senhor!"
De repente, em vez de ser objeto de ridículo, o menino é objeto de compaixão.
A professora desce apressadamente com ele e dá-lhe shorts de ginástica para vestir enquanto suas calças secam.
Todas as outras crianças estão sobre suas mãos e joelhos limpando ao redor de sua carteira.
A compaixão é maravilhosa. Mas como tudo na vida, o ridículo que deveria ter sido dele foi transferido a outra pessoa - Susie. Ela tenta ajudar, mas dizem-lhe para sair. "Você já fez demais, sua grosseira!"
Finalmente, no fim do dia, enquanto estão esperando o ônibus, o menino caminha até Susie e lhe sussurra, "você fez aquilo de propósito, não foi?"
E Susie lhe sussurra, "eu também molhei minha calça uma vez".
A música é cantada em tom maior, utilizando a clássica harmonia dos três acordes: 1ª, 2ª e 3ª.
A ordem é sempre: 1ª – 3ª – 2ª – 1ª – 2ª – 1ª
Aí vai uma exemplificação:
Do+ Fa+ Sol7
Ó chegando o batismo do senhor
(Sol7) Do+ Sol7 Do+
Q’eu tenho aqui um amigo para visitar
Uma pesquisa conduzida por pesquisadores britânicos sugere que ser fisicamente activo depois dos 50 anos de idade é mais importante para "manter a mobilidade corporal" do que ser magro.
A equipe de cientistas da Península Medical School reconhece que ser obeso ou estar acima do peso na meia-idade pode prejudicar a mobilidade física.
Mas os pesquisadores observam que, independentemente da massa corporal, pessoas que realizam trabalhos domésticos ou praticam desportos têm mais chances de manter a capacidade de locomoção e mobilidade na idade avançada.
O estudo, publicado na revista científica Journal of the American Geriatrics Society, acompanhou durante seis anos a rotina de 10.209 participantes entre 50 e 69 anos nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.
Os pesquisadores observaram que, entre os que realizavam algum tipo de actividade física três ou mais vezes por semana, apenas 13% desenvolveram problemas de mobilidade física.
Em contrapartida, entre os sedentários, 24% apresentaram dificuldades para se movimentar.
Benefícios "universais"
Nos testes, os especialistas observaram que as pessoas que eram activas tinham mais facilidade para fazer longas caminhadas, subir e descer escadas, manter o equilíbrio e se levantar sem a ajuda dos braços.
O líder da pesquisa, Iain Lang, disse que os resultados foram muito semelhantes entre os voluntários americanos e britânicos, o que sugere que os benefícios das actividades físicas na idade avançada são "universais".
"Fazer exercícios na meia-idade não só ajuda quem quer perder peso, como também auxilia na manutenção da mobilidade física", afirmou Lang.
"E mais importante que isso, entre os que não conseguem diminuir o peso, ainda assim ganharam mais mobilidade física."
Depois de cantar, um dos elementos recita, e os outros respondem em coro:
Boas festa / Boas festa
Boas óne / Boas óne
Xegano / Xegano
Outro ano / Outro ano
Tal dia / Tal dia
Com dia d’oje / Com dia d’oje
Melhor gosto / Melhor gosto
E alegria / E alegria
Paz nesta / Paz nesta
Glória noutra / Glória noutra
Aleluia / Aleluia
Aleluia / Aleluia
Alegria / Alegria
Alegria / Alegria
Ámen / Ámen
Viva Nho… / VIVA
Viva Nha… / VIVA
Viva… / VIVA
VIVA TUD GENT DÊSS CÁSA / VIVA
Depois de receber a oferta, dizíamos sempre: Ez’óne ta bem ta tem maiz-i-maiz.
Leia mais...Ontem sopraram-se 547 velas. Mais um aniversário da descoberta da ilha. A festa do padroeiro, snhôr saninclau, coincide com a festa do Município da Ribeira Brava. Desejamos, sinceramente, que a ilha consiga ultrapassar alguns constrangimentos por que passa neste momento, nomeadamente o problema de transportes de e para a ilha.
Mais uma quadra natalícia se avizinha, por isso aproveitamos a oportunidade para desejar a todos os sanicolauences os sinceros votos de boas festas e próspero ano novo.
Incluímos aqui uns versos alternativos (não estão ordenados com rigor). A existência de tantos versos confere à canção de Boas Festas características de uma canção de caminhada. Como se os grupos se deslocassem a grandes distâncias, tocando e cantando sempre a mesma melodia, mas com versos diferentes.
Mais um ano sobre o mundo
Cheio de paz e de alegria
Cantemos todos a boa nova
Que nasceu o mnin Jesus.
Ó flor por cada ramo que deitava
Enclarecia todas as vilas e cidades
Eu já ouvi um galinho a cantar mais
Para anunciar que já nasceu o mnin Jesus.
Ó são José quand el foi passear o mundo
Ele levou o mnin Jesus na sua companha
Ó mnin Jesus que nasceu no dia de natal
Pra ser batizado no dia do ano novo.
Leia mais...Transcrevemos uma parte da notícia avançada pela BBC com o título “Indonésios terão de plantar árvores para se casar”
A agência de notícias estatal Antara afirma que os casais terão que fornecer as mudas de árvores ou pagar cerca de 25 mil rúpias indonésias segundo o novo plano, que será obrigatório.
Os casais que estão em busca do divórcio terão que pagar uma taxa ainda mais alta: 25 mudas ou cerca de 40 mil rúpias indonésias.
Autoridades distritais afirmam que o novo programa tem o objetivo de combater o aquecimento global.
Iniciativa
Os casais devem entregar as mudas ou o dinheiro para a pessoa responsável pela oficialização do casamento.
"O dinheiro será, então, usado para comprar mudas que serão plantadas na área onde o casal vive", disse o chefe distrital Untung Wiyono.
A Indonésia organizou uma série de eventos para o plantio de árvores nos últimos meses, antes da Conferência sobre Mudança Climática da ONU, em Bali.
Em novembro, o presidente Susilo Bambang Yudhoyono se uniu à iniciativa nacional para plantar 80 milhões de árvores no país em um único dia.
A Indonésia foi criticada por grupos ambientalistas por sua alta taxa de desmatamento.
Pela sua importância, transcrevemos uma parte do texto publicado no site do IASC - The International Aloe Science Council, Inc.
No mundo existem mais de 250 espécies de aloe cultivadas…, sendo a Aloe barbadensis Miller e a Aloe aborescens as mais populares. A planta do Aloe cresce em áreas com clima tropical quente e não consegue sobreviver em temperaturas frias…
Originariamente, a comercialização da planta do Aloe era na produção de uma substância laxante amarela chamada aloin… Este producto tornou-se sinónimo com o nome "Aloe" e foi registado no negócio, na literatura técnica e governamental durante o século 20. Esta terminologia gerou muita polémica mais tarde, aquando do surgimento de outro dos principais ingredientes do Aloe, o Aloe Gel… Este Gel, a partir dos anos cinquenta, ganhou fama como base para drinks nutricionais… Análises químicas revelaram a existência neste gel de aminoácidos, minerais, vitaminas, enzimas, proteinas, … e estimulantes biologicos…
Entramos em Dezembro. Mês da grande festa da chegada do Messias ao mundo. Comemora-se a sua chegada no dia 25 (e o seu baptismo no dia 1 de Janeiro?). Deixo aqui alguns versos, da interminável cantiga d’boas festa:
Ó xegand-o-batismo do senhor,
Q’eu tenho aqui um amigo para visitar
Ó meu amigo q’eu tenho para visitar
Qui é do nome e é do pad santantone.
Ó santantone q’xtá guindado no seu apul
Para fazer uma bela pregação
Ô pregação quand el éra uma bela viva
Ela goloziava oiti-dia oiti-not.
Há oiti-dia, oiti-dia, oiti-noti
Qui ja somou os três cavaler
Um crê sabê q’cavaler serão aquel’s
Um ê Gaspar, ot ê Baltxor, ot ê Baltazar.
Ó menino onde vais tão pequinino
Ô mamá eu vou atê belem
À procura do pad de santa roma
Para celebrar uma missa nova de boas festa.
Ai boas festa, boas festa qui há um bom ano
Que vai entrar...
Neste período em que se dedica uma atenção mais especial à problemática da sida, transcrevemos um texto (“o que é a SIDA”), retirado de um dos vários sites que falam sobre o assunto.
“A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.
O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente. Também podem surgir alguns tipos de tumores (cancros).
Entre essas doenças, encontram-se a tuberculose; a pneumonia por Pneumocystis carinii; a candidose, que pode causar infecções na garganta e na vagina; o citomegalovirus um vírus que afecta os olhos e os intestinos; a toxoplasmose que pode causar lesões graves no cérebro; a criptosporidiose, uma doença intestinal; o sarcoma de Kaposi, uma forma de cancro que provoca o aparecimento de pequenos tumores na pele em várias zonas do corpo e pode, também, afectar o sistema gastrointestinal e os pulmões.
A SIDA provoca ainda perturbações como perda de peso, tumores no cérebro e outros problemas de saúde que, sem tratamento, podem levar à morte. Esta síndrome manifesta-se e evolui de modo diferente de pessoa para pessoa."
RUBRICA | 2005 | 2004 | 2003 |
1.Posição | 102ª | 106ª | 105ª |
2.IDH | 0,736 | 0,722 | 0,721 |
3.Esperança de vida | 71,0 | 70,7 | 70,4 |
4.Taxa alfab.adultos | 81,2 | … | 75,7 |
5.Escolariz. bruta | 66,4 | 67,0 | 73,0 |
6.PIB per cápita | 5.803 | 5.727 | 5.214 |
7.Indice esp. vida | 0,766 | 0,760 | 0,760 |
8.Indice educação | 0,763 | 0,730 | 0,750 |
9.Indice PIB | 0,678 | 0,680 | 0,660 |
10.Ordem 6–Ordem 2 | -7 | -14 | -11 |
11.Mais avançado | a) | b) | c) |
12.Menos avançado | d) | e) | f) |
13.Grupo D.H.Elevado | 1-70 | 1-62 | 1-57 |
14.Grupo D.H.Médio | 71-155 | 63-146 | 58-145 |
15. - Grupo D.H.Baixo | 156-177 | 147-177 | 146-177 |
a) Islândia: 0,968/81,5/ … / 95,4/36.510/0,941/0,978/0,985/ 4
b) Noruega: 0,965/79,6/…/100/38.484/0,910/0,990/0,990/3
c) Noruega: 0,963/79,4/…/101/37.670/0,910/0,990/0,990/2
d) S.Leoa: 0,336/41,8/34,8/ 44,9/ 806/0,280/0,381/0,348/-5
e) Niger: 0,311/44,6/28,7/ 21,0/ 779/0,330/0,260/0,340/-7
f) Niger: 0,281/44,4/14,4/ 21,0/ 835/0,320/0,170/0,350/-8
Pois é, eis um email que anda circulando por aí (algumas palavras não estão escritas correctamente). Pena que não indicam o nome do autor.
Come on guys....... most of them are soooo damn true!!!!
Sintomas nos adultos - A diabetes é, geralmente, do tipo 2 e manifesta-se através dos seguintes sintomas:
Sintomas nas crianças e nos jovens - A diabetes é quase sempre do tipo 1 e aparece de maneira súbita, sendo os sintomas muito nítidos. Entre eles encontram-se:
Aí vão algumas sugestões para a ocupação de tempos livres. Não se pretende dizer com isso que os sites listados abaixo são os melhores. De qualquer forma, não daria para colocar muitos e há que limitar a selecção.
Jornais online:
Música:
Sugere-se ainda uma incursão periódica aos sites listados a seguir, uma vez que têm um conteúdo bastante vasto, nomeadamente, notícias, fotos, reportagens, sondagens, blogs, resultados de pesquisas, etc.:
Leia mais...Pelo seu interesse, transcrevo o conteúdo de um email que recebi de um amigo (pelos vistos, passou a ser colaborador deste blog).
O exemplo clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'. Mas há outros, como poderá ver na lista a seguir:
Note que todas essas repetições são dispensáveis. Por exemplo, 'surpresa inesperada'. Existe alguma surpresa esperada? É óbvio que não. Devemos evitar o uso das repetições desnecessárias. Fique atento às expressões que utiliza no seu dia-a-dia. Verifique se não está a cair nesta armadilha."
Leia mais...Animal misteriôze. Um vess um p’ssoa racêbê uns vzita na sê cása e, contrariament ao habitual, el ca t'xa sê gót cmê má el na ménza. D’nôt, kel gót jga pert d’sê done (que, naquel dia, tinha sid ingrót) el matal.
De vez em quando formávamos um grupo e, com a ajuda de uns catxôr, dávamos a “caça ao gato”. O final era sempre a morte. Ainda hoje, por mais que tente, não consigo perceber bem porquê. O meu consolo é que têm sete vidas e, se calhar, começavam a viver a vida seguinte. Outra coisa que se fazia era bá pta gót na cómp. Consistia em levar o animal o mais longe possível da casa onde vivia. Alguns conseguiam regressar a casa.
São várias as referências ao gato. Um grande amigo meu quando queria demonstrar dificuldade dizia gót ta pla cafê c’tress pau. Existia também a expressão móda gót morónhe.
Óra k’um póssta de pêx frit tá dzaparcê d’lar, surgia sempre a dúvida se era o gato ou um gót de déz ded…
Foto: Gato híbrido Ashera, nova raça criada recentemente (conforme a BBC Brasil). Leia mais...El tem bind ta dsenvolvê, pôk-a-pôk, na midida d’noss fórça. Kada um la ondê k’ta tokal!
Nez’altura el ta ta racêbê comemorações de dia nacional d’desport.
Inkluid na komemorações, móda A Semana online noticiâ, ta ta bá tem “lançamento do site da Direcção-Geral dos Desportos”. Nô ta spêrâ mô gent d’Tarrafal ta tem acêss a ess sait (computador, energia elétrica, linha “telecom”, formação, intêress, enfim, tud uk’fôr precise).
Municip foi criód pa Lei 67/VI/2005. Péna k’êze lei bem abrí um precedent na divisão administrativa d’Cáb Verd: Freguesia d’Nóssa Snhóra d’Rosárie ta abrangí Municip de Tarrafal má um padóç d’Municip d’Ribêra Brava. É caso para se dizer, nunka vi koisa difêrent!
Um kosa k’ta parcê strónhe tambê ê Constituição d’Repúblika ka fala náda sobr divisão administrativa d’Cáb Verd. Noz’objective ê bá ta spiâ, tê k’nô lokaliza kal lei kta suporta esse divisão.
K’êze mania k’gent tem d’falâ dum rótcha pa ôt, tem um anedota k’ta conta mô um s’nhóra topa k’sê cumpad na vila, el falal (alt e bom som):
“Compéd, ont m’brádá ôcê tê k’ b-o-f-ô-d-e-m.”
Pois é, bof na linga d’sintanton ker dizer pulmão. E odem significa doeu-me. E quem muito grita, com dores no pulmão fika.
E Cordas do Sol sub trazê pa publico um grande poema:
“Linga d’sintanton ê um sabura
Flod na moda d’nhavô
M’tuvil n’uvid ta snim séb
…” Leia mais...Na ponte existe a inscrição DEZEMBRO 1952.
Quando eu era criança, perguntei a um adulto o que significava aquela inscrição. Não querendo perder a oportunidade de enganar a um miúdo sem grandes conhecimentos, ele respondeu, caminhando em cima das letras:
Diabo Estava Zangado Enquanto Maria Bernarda Rezava Orações
Saudação:
Elogio:
Repreensão:
Outras:
Ná, i côme!
“Nunca vi
Coisa difêrente
Mirim ca ta toca,
Mirim ca ta toca.
M’ta fazê participação
P’Administração
El ta perdê sê pão”
Por nos parecer de grande utilidade, transcrevemos o conteúdo do site http://sbrt.ibict.br/upload/sbrt529-1.html.
“A hidroponia é uma forma de cultivo sem solo, com ou sem substrato, em que os nutrientes são fornecidos às plantas em fluxo contínuo ou intermitente. O cultivo sem solo é uma técnica alternativa de cultivo protegido, no qual os nutrientes são fornecidos via água de irrigação. É um cultivo limpo onde a planta recebe apenas o que necessita e na dose correcta: sol, apoio, água arejada e nutrientes. O produto final é da maior qualidade.
O cultivo hidropónico requer o conhecimento das exigências das culturas quanto a nutrição, factores climáticos e fotossanitários. Conhecidas as necessidades nutricionais e as limitações dos factores climáticos, é possível cultivar, por hidroponia, qualquer espécie de planta.
Diferentes sistemas de hidroponia são descritos na literatura. Os mais usados são:
Tanto marcou a nossa infância! Agora percebo que era uma das árvores mais resistentes. Fazia a graça aos meninos durante quase todo o ano. Já não sei situar em que épocas do ano mas fiquei com a sensação de que era o ano todo. Senão vejamos:
Depois da fase das “passas”, surgiam certamente os novos rebentos de folhas. Aí é que não sei dizer qual era o hiato temporal. O certo é que não existia nenhuma árvore que desse tanto como a tambarina. A propósito, no léxico sanicolauence, tambarina é a árvore. O fruto é tambra. O fruto da tamareira (coquer) chama-se cuquinhe.
Leia mais...An Dalera, quem zual sam oif mi ma nha mdjor maigu de inçânfia, Djeia. Son goleca bratadja pa drenpê, má leis ca dupe. El ta çarpê çáfil, sam el ta baca pa met socas dumplicód, doma ta met na dut guinlua.
Çarpem mo el era lafod na Janfan. Na Schanta met tengs ta tantê lafa ots guinluas, ma ca bá pa trenf.
Coisas de crianças…
(Versão livre do autor). Leia mais...Jogo de cartas, amplamente difundido em Saninclau, sem dúvida um dos jogos mais animados. Caracteriza-se pela existência de muitas regras, o que leva a ser visto como um desafio por uns e como uma coisa a evitar, por outros. Naturalmente que compensa aprender e jogar este jogo. Faz com que outros jogos percam interesse.
Algumas regras têm ligeiras variações nalguns povoados.
Algumas cartas têm valor diferente, consoante forem trunfo ou não. A carta mais forte é nhánha (damas de trunfo). A segunda carta nunca varia. Trata-se do bóst (ás de paus). Quando um jogador tem nhánha e bóst, diz-se casamento.
O jogo tem ainda termos próprios, nomeadamente, roubo, invite (ranciód), midj, cantiga, postura, etc. Eu diria que é um jogo comberçód.
Líbra cára d’nhánha! Leia mais...Katen k'falâ