sexta-feira, 20 de junho de 2008

Nutícia sobre Saninclau

Américo Nascimento anuncia reestruturação serviços – 18.Jun
O engenheiro técnico Adjuto Gomes Sousa Ramos está indigitado para ser o Director do Gabinete Técnico da Câmara Municipal da Ribeira Brava, chefiada por Américo Nascimento.

Um ôme de sassénta i três óne mata cabéça na Fanjan – 18.Jun
Um indivíduo de 63 anos de idade suicidou-se, terça-feira, na sua residência em Lompelado de Baixo, através de enforcamento.

Equipa Técnica PNMG sensibiliza professores para problemática ambiente – 16.Jun
Cerca de trinta professores do Ensino Básico Integrado (EBI) participaram numa formação de educação ambiental promovida pela equipa técnica do Parque Natural de Monte Gordo (PNMG).

Líderes das ACD’s recebem formação sobre seguimento e avaliação de projectos 16.Jun
Os lideres das Associações Comunitárias de Desenvolvimento (ACD’s) do município do Tarrafal de S. Nicolau participam numa acção de formação destinada a reforçar a capacidade dessas organizações de base em matéria de seguimento e avaliação dos projectos, no quadro do Programa de Luta contra a Pobreza no Meio Rural (PLPR).

Direcção do PNMG promove seminário para apresentação do cadastro e plano gestão – 11.Jun
A direcção do Parque Natural de Monte Gordo (PNMG) promove hoje e amanhã, na vila da Ribeira Brava, um seminário para a apresentação do cadastro e as propostas dos planos de gestão e monitorização desse Parque.

Cambra d’Arbêra Brava dja tem ploure constituíde – 10.Jun
A Câmara Municipal da Ribeira Brava (São Nicolau), presidida por Américo Nascimento, realizou, hoje, a sua primeira reunião, tendo como um dos pontos da ordem do dia a constituição dos pelouros e sua distribuição aos vereadores.

Ministerie d’Cultura sina protocole pa criação de Museu d’Arte Sácra na Saninclau – 06.Jun
O Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Cultura, vai assinar, segunda-feira, 9, um protocolo com a Diocese de Mindelo para uso e transformação do ex-Orfanato de Caleijão, em São Nicolau, num Museu de Arte Sacra, soube a Inforpress.

Órgãos autárquicos tomam posse este fim-de-semana – 06.Jun
Os órgãos autárquicos saídos das eleições de 18 de Maio em S. Nicolau tomam posse, este fim-de-semana, devendo as cerimónias contar com a presença do Primeiro-ministro, José Maria Neves.

Registos e Notariado já não aceitam qualquer nome para o registo criança – 30.Mai
As crianças em Cabo Verde já não podem ser registadas com qualquer nome como acontecia na década de noventa, período durante o qual os serviços dos registos e notariado, pelo menos em S. Nicolau, não se opunham às opções dos pais, caso estes decidissem registar os filhos com quaisquer nomes da sua paixão.

MAA revitaliza Poste d’Fomente Pecuárie d’Calenjon - 29.Mai
A delegação do Ministério do Ambiente e Agricultura (MAA) em S. Nicolau tem em curso, desde o ano 2001, um programa de revitalização do Posto de Fomento Pecuário do Calejão, o qual consiste na introdução e melhoramento de raças melhoradas nesta ilha.

Inforpress

'Stória de guarda – cabéça na conte de Fanjã – S. Ninclau – 19.Jun
Dia de sete dia, d’nôte (nôte de sete) nim mãe nim fídje câ podia drumíba tê passába meia–nôte pamód futchêras tá bemba meia-nôte, pâ bem trâ sebe d’ mninínhe pál lebába e anjinhe tá morrêba. Tinha q’ fazêba tchel festa q’bódje, q’ cmída - q’ galinha matód (pâ canja), cuscus tchente, peche tríte, batanca, brinhóla, pâ fazêba um barudjáda pâ mãe q’ tâ ‘stába na tolde câ d’xába fidjínhe drumí. Anton ora q’tá ‘sjgâ perte de meia-nôte, el’ tá trába sê mninínhe d’meie d’sez perna el’ tá pô’l ím pê, pál bonecal assinha: Tic.tic, rí quí tíc tíc.
Antónia Pimentel - 'Stória ‘stória fartura d’ ceu Ame

Liberal

Sem comentários: