quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Gigapan

GigaPan é um serviço que visa ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e, além disso, aprender mais sobre o nosso planeta. Gigapan auxilia as comunidades e as pessoas longes umas das outras a terem um contato mais próximo através das imagens. O serviço faz com que elas sejam objetos de exploração, descoberta e muito mais.

O Gigapan consiste em 3 tecnologias de desenvolvimento: uma câmera robótica digital de alto padrão para capturar imagens panorâmicas de alta resolução (acima de 1 gigapixel), software avançado para a confecção das fotos panorâmicas e um novo tipo de website para todo este conjunto. O site do Gigapan permite aos usuários o armazenamento e compartilhamento de todos os tipos de panoramas.

E para aumentar a qualidade do serviço, o Gigapan está trabalhando em conjunto com vários parceiros, entre eles: The World (parte integrande da BBC, grande emissora pública do Reino Unido), e projetos como o Pennsylvania Civil War Traits.

Nossa Opinião

O Gigapan é um interessante serviço que permite ao usuário fazer uma exploração nunca antes vista em fotos panorâmicas. A navegabilidade se assemelha ao Google Earth, basta ir dando o zoom e puxando a imagem para as direções desejadas.

Várias fotos de inúmeros lugares estão disponíveis no serviço, mas com um pequeno porém: existem pouquíssimas fotos do Brasil, detalhe que pode afastar alguns internautas brasileiros do serviço. Se você não se importa muito com isso e quer apenas aprender sobre os lugares e seus detalhes, o Gigapan é o serviço para você.

Baixaqui

Sem comentários: