quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Pade Bernalde


Morreu padre Bernardo, em Lisboa

O padre Bernardo Soares morreu segunda-feira, no hospital de Santa Maria, em Lisboa, aos 71 anos, vítima de complicações cardíacas.
A diocese do Mindelo e os Salesianos de Lisboa estão a providenciar a trasladação do corpo do padre Bernardo para São Vicente, onde ele será sepultado provavelmente, na próxima semana.

Natural de Fajã, ilha de São Nicolau, onde nasceu a 20 de Outubro de 1935, Pe. Bernardo, como era por todos conhecido, estudou filosofia e teologia em Portugal e ali foi ordenado padre em 08 de Junho de 1968.

Passou depois pelo Seminário de São José, na Cidade da Praia, mais tarde por São Vicente como pároco de Nossa Senhora da Luz, por 12 anos.

Bernardo Soares lançou as bases do que é hoje o centro paroquial do Mindelo e providenciou a construção da capela do Lazareto.

Serviu a Igreja em Cabo Verde, em Timor e em Moçambique, de onde regressou, ao fim de sete anos, em 2005.

Antes de pedir resignação, em 2007, por razões de doença, foi pela terceira vez pároco do Mindelo.

Ainda em 2007 andou internado no hospital de São Vicente. Voltou ao mesmo estabelecimento hospitalar este ano por causa de problemas cardíacos que o vieram a matar em Lisboa, aonde chegou em Junho deste ano para intervenção cirúrgica.

A Câmara de São Vicente emitiu ao meio-dia de hoje um comunicado a lamentar a morte de Bernardo Soares e a pedir aos mindelenses que prestem uma “devida homenagem” ao homem sempre "portador de boas palavras".

Inforpress

Obs: Onde diz "71 anos", deveria ser "72 anos". Tendo nascido em 1935, o Pe Bernardo ia completar 73 anos em Outubro.

Grande Homem!
Deuze dal um skonse na sê alma!

Sem comentários: