terça-feira, 2 de setembro de 2008

Mandamentos

Maldição sobre jornalistas

Contam os alfarrábios que quando Deus liberou para os homens o conhecimento sobre a informação, determinou que aquele 'privilégio' iria ficar restrito a um grupo muito pequeno de pessoas. Mas neste pequeno grupo, onde todos se acham 'semideuses', já havia aquele que iria trair as determinações divinas. Aí aconteceu o pior! Deus, bravo com a traição, resolveu fazer valer alguns dos mandamentos do jornalista:

  1. Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.
  2. Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.
  3. Estarás condenado ao eterno cansaço físico e mental.
  4. Terás gastrite, se tiveres sorte. Se fores como a maioria, terás úlcera, pressão alta, princípios de enfarte, estresse e depressão. E, perto de se aposentar, terás câncer.
  5. A pressa será tua sombra e tuas refeições principais serão o lanche da padaria da esquina, a pizza do pescoção ou uma coxinha comprada no buteco mais próximo do local onde realizarás as reportagens.
  6. Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, se te sobrarem cabelos.
  7. Tua sanidade mental será posta em xeque antes de completares cinco anos de trabalho.
  8. Ganharás muito pouco, não terás promoção, não terás perspectiva de melhoria e não receberás elogios de seus superiores e leitores. Porém, as cobranças serão duras, cruéis e implacáveis.
  9. Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único.
  10. A máquina de café será tua melhor colega de trabalho; a cafeína, porém, não fará mais efeito.
  11. Os butecos que ficam abertos de madrugada serão tua única diversão e somente neles poderás encontrar malucos iguais a ti.
  12. Terás pesadelos freqüentes com horários de fechamento, palavras escritas erradas, reclamações de leitores, matérias intermináveis, processos, gritos ao telefone... E, não raro, isso acontecerá durante o período de férias.
  13. Tuas olheiras e mau humor serão teus troféus de guerra.
  14. Por mais que sejas um profissional ético, serás visto na rua como um canalha.
  15. E, apesar de tudo isso, haverá uma legião de "focas" querendo ocupar o seu lugar.
O Veneta

Sem comentários: