sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Energia do Mar

Lição sobre a Energia do Mar... para quem gosta de se auto-intitular de Engenheira do Ambiente, mas continua a gostar da gasolina no seu carro...

Os oceanos podem ser uma fonte de energia para iluminar as nossas casas e fornecer energia aos nossos carros, sendo que existem três maneiras de produzir energia através do mar: As ondas, as marés ou deslocamento das águas e as diferenças de temperatura dos oceanos...

A energia das ondas
A energia cinética do movimento ondular pode ser usada para pôr uma turbina a funcionar. Actualmente, utiliza-se o movimento de subida/descida da onda para dar potência a um pistão que se move para cima e para baixo numa espécie de cilindro. O pistão pode por um gerador a funcionar. Porém os sistemas para retirar energia das ondas ainda são muito pequenos sendo apenas suficientes para iluminar uma casa ou algumas bóias de aviso colocadas no mar.

A energia das marés
A energia da deslocação das águas do mar é outra fonte de energia. Para a transformar são construídos diques que envolvem uma praia. Quando a maré enche a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem. Actualmente, para que este sistema funcione bem são necessárias marés e correntes fortes. Tem que haver um aumento do nível da água mínima de 5,5 metros na passagem da maré baixa para a maré-alta sendo que existem poucos sítios no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.

A energia térmica dos oceanos
O último tipo de energia oceânica usa as diferenças de temperatura do mar. Se alguma vez mergulhar no oceano notará que a água se torna mais fria quanto mais profundo for o mergulho. A água do mar é mais quente á superfície porque está exposta aos raios solares; é por isso que os mergulhadores vestem fatos próprios para mergulhar em zonas profundas. Pode-se usar estas diferenças de temperatura para produzir energia, sendo que presentemente esta fonte de energia está a ser usada no Japão e no Hawai, mas apenas numa óptica experimental.

Mulheres versus Homens

Sem comentários: