sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Melancia

    


Wikipédia
Melancia, Citrullus lanatus, é uma fruta rasteira, originária da África, é cultivada ou aparece quase espontaneamente em várias regiões do Brasil, geralmente em áreas secas e de solo arenoso. O dia da melancia é dia 26 de novembro e foi comemorado no ano de 2006 pela primeira vez no Brasil.
A produção brasileira foi estimada pelo IBGE em 144 mil toneladas de frutos em 1991, concentrada principalmente nos estados da Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

5 vezes melanciaBoa Forma
Apesar de exagerada no tamanho, a melancia é magrinha em calorias – só 50 em uma fatia média. Com uma quantidade absurda de água, ela hidrata e reduz a retenção de líquidos, o que ajuda muito na conquista de uma barriga mais lisinha. Sua vermelhíssima polpa carrega licopeno e glutationa, poderosos antioxidantes que estão rendendo à fruta a fama de rejuvenescedora. Por isso, use e abuse da melancia em fatia, suco ou como ingrediente de pratos que fazem bonito em qualquer cardápio.

Melancia e a SaúdeSou natural
A Melancia é Saúde!
Além de deliciosa, hidratante e refrescante, tem mais qualquer coisa…
Contém Vitamina C e betacaroneto ambos anti-oxidantes, úteis no combate ao cancro. Contém elevadas doses de Potássio (K) que ajuda a regular a função cardíaca e a normalizar a pressão sanguínea.
É uma óptima fonte de fibra que auxilia na regulação dos intestinos e actua como preventivo no cancro do colón.

SABIA QUE: As suas sementes contêm substâncias que contribuem no combate à impotência sexual e hipertensão arterial, também são úteis para as infecções das vias urinárias. Fazer infusão: 2 colheres de sopa para 1/2 litro de água.
Além da vantagem de ser de diurética (contém cerca de 92% de água), também contém incrivelmente pouca quantidade de açúcar, cerca de metade da quantiadade de uma maçã. Duas taças de melancia podem conter apenas 80 calorias mas sem gorduras e colesterol…
Vai uma fatia...

Consumir:
Melhor antes das refeições
De preferência aos lanches
Em Compotas,
Gelados e na
Produção de Vinho
Atenção: é sensível ao frio. Deve evitar temperaturas inferiores a 10ºC (não colocar no congelador) vai danificá-la. Deve ser conservada entre os 13 e os 16ºC para mantê-la por mais tempo e mais de 16º para amadurecer mais rápido.

MelanciaSaúde Alternativa
Propriedades Nutricionais: Além de doce e muito refrescante, a melancia é
muito nutritiva. Possui hidratos de carbono (açúcar), betacaroteno
(provitamina A) e vitaminas do complexo B e C. Também apresenta cálcio,
fósforo, ferro e muita água. Hoje já se conhece o licopeno e glutationa,
compostos que a melancia possui em abundância, que são responsáveis por
proteger o organismo contra o câncer e a oxidação celular.
Valor Calórico: 100 gramas de melancia fornecem 31 calorias.
Propriedades Medicinais: É recomendada para quem tem pressão alta,
reumatismo ou gota. O suco de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas, problemas de boca e garganta, cistites. Além disso, protege contra o câncer e a oxidação celular.
O chá das sementes de melancia é vasodilatador, prestando contribuição destacada no combate à impotência sexual e hipertensão arterial.
Chá das sementes (2 colheres de sopa para 1/2 litro de água).
Em 2004 foi lançado um ótimo livro dirigido ao público leigo mostrando a importância das frutas para a saúde. Nele, há indicações fáceis de frutas para pequenos problemas de saúde. Eis a resenha do livro: O autor mostra que, além do valor nutritivo, as frutas possuem também propriedades medicinais; vitaminas, minerais, fitonutrientes e elementos fitoquímicos que combatem de forma eficaz, muitos tipos de doenças. Baseado em estudos sobre a composição química das frutas, ele reuniu elementos necessários para que as frutas sejam consideradas como um composto indispensável para a saúde. O livro se chama Frutas: Caminho Para a Saúde e pode ser encontrado no Submarino. Do mesmo autor, há um outro livro chamado 50 Sucos Medicinais Campeões de Saúde.

2 comentários:

Djoy Amado disse...

Oi Afonso,

n-obi há dias na Rádio, n-ka sabi si ê si mé, ma kel parti branku di melancia tem propriedadis moda VIAGRA!!! e sem kes efeitos colaterais!! Si kel li for verdadi, na nós paises vizinhos li, kusas ta inverti: carneiros ta fika ku parti brumedju e parti branku ta fika pa pastor.

Um abraço.

Afonso Santos disse...

Olá, Amigo Djoy

Dia 1 di Julhu, BBC Brasil puplika um artigu sobri issu.
Parcem mô karneru ka ta atxa más nada. Estudu konlui mô propriedadis tem más na káska ki na parti prinsipal di fruta... Por issu, omi ta pása ta kumi fruta ku káska ku tudu. Sima Bliki fla, "ku furmiga ku tudu gosta".

Afonso