terça-feira, 5 de agosto de 2008

Pedrinho



Um descendente de Saninklau…

1962 – Pedro António Silva, filho de António Timóteo Silva e Constantina Silva, saiu de São Nicolau, mais precisamente da localidade de SKEMADA para o Brasil, “bá bská um vida mdjoooooooor…”

No Brasil, Pedro integrou-se numa comunidade em São Paulo, onde mais tarde viria a casar-se com a brasileira Vera Lúcia, dando fruto a dois rapazes, Pedro Alves Silva e Paulo Silva.

Mais tarde, Pedro António Silva viria a falecer sem nunca regressar à sua terra natal, deixando os filhos ainda menores e na idade pré-escolar.

Sem muita referência das origens do pai, Pedro cresceu com a mãe, sempre na espectativa de um dia conhecer os familiares e a terra do pai, que, para ele, apenas era africano, natural de Cabo Verde.

No início de 2008, Pedro Silva, na vontade de conhecer as suas origens, lançou um "SOS" pela internet no ORKUT, pedindo informação sobre seus familiares. Uma caboverdiana atenta "Kris" investigou e descobriu uma tia na Ilha de S. Nicolau, Maria Silva. Accionou os contactos entre ambos e no mês de Março Pedrinho Limpeza, como é conhecido visitou Cabo Verde e encontrou familiares na cidade da Praia, em S. Nicolau e na Ilha do Sal.

Homem humilde e amigo dos familiares e amigos, demonstrou ser um cabo-verdiano/brasileiro com vontade de ver o mundo melhor…

Texto: Pedro J. Silva

Depoimento

Olá fiquei muito feliz de conhecer a terra natal de meu pai, e confesso que fiquei surpreso com o que encontrei.

Uma terra linda, com um contraste visual, cultural e social enexplicável.

Um povo feliz, solidário e amigo, um país que pelo simples fato de ser pequeno te acolhe como um abraço de uma mãe que a vários dias não via o filho, um país maravilhoso.

Em CV encontrei, familiares que não conhecia, tia, primos e filhos de primos, parentes que nunca tinham se encontrado mas parecia que tinhamos vivido todas as nossas vidas juntos, encontrei também, pessoas especiais, que fizemos amizades que permanecerá pela eternidade, amizade verdadeira.

Eu nunca poderia imaginar que o sonho da minha vida, que era conhecer a terra natal de pai, pudesse me proporcionar tamanha alegria, que vai permanecer na minha mente e no meu coração.

É com certeza que digo, que em breve voltarei a CV, para rever essa terra linda, parentes e amigos.

E com certeza sou mesmo um Caboverdiano/Brasileiro.

Pedro A. Silva

Sem comentários: