sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Fidje na skóla

Lição de casa para os pais - Como ajudar seu filho na escola

Não sou um pai, mas sei dos problemas que vivem quando seus filhos começam a trazer más notícias da escola. Sei bem o que é, pois vivo isso aqui em casa, quando meu irmão não traz o melhor desempenho que se pode obter em uma escola.

E o maior problema ainda, é a atitude que meus pais tomam, não sou nenhum psicólogo, nem psiquiatra, mas parece que eles se sentem culpados pela situação e acabam metendo os pés pelas mãos, exagerando nas cobranças ou pior ainda, ajudando mais do que deveria - que é o caso mais frequente.

Içami Tiba, um psiquiatra renomado, que escreveu livros como “Ensinar aprendendo” e “Disciplina, Limite na Medida”, que podem ajudar muito nesses casos. Ele afirma que As broncas além da conta podem piorar a auto-estima da criança e aumentam ainda mais a ansiedade.

No caso de ajudar os filhos demais, podem estar ofendendo a dignidade da criança e desconfiando de sua capacidade. Além de estar impedindo seu desenvolvimento como homem ou mulher, sem poder tomar atitudes por si próprio ou sempre recorrer a terceiros sobre decisões importantes sobre sua vida. esse tipo de coisa pode não somente atrapalhar o desenvolvimento do seu filho na escola, mas também em um futuro emprego, em seu relacionamento futuro.

Para que uma pessoa consiga se desenvolver em qualquer profissão o atributo principal necessário é a auto-confiança.

O melhor a fazer, é apenas dar apoio à criança nas suas maiores dificuldades, aponte o caminho para que ele consiga resolver aquele problema. Não veja as aulas de reforço como um forma de mostrar para os outros que seu filho é burro, é uma oportunidade para que seu filho melhore o desempenho. Uma boa solução é contratar um professor particular para dar toda a atenção que ele necessita, e assim aprender a estudar corretamente.

Um dos parâmetros para acompanhar o rendimento de seu filho é ficar de olho no bom e velho boletim escolar, que pode dizer muito sobre o comportamento de seu filho, e também, ligar de vez em quando para a escola, ou mesmo comparecer nas reuniões vai ajudar bastante.

Coisas de Homem

Sem comentários: