quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Energia do Vento

A Energia do Vento: Há coisas fantásticas, não há?

O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega. A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás.

Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água. Os moinhos foram usados para fabricação de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo na Holanda.
Na actualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores, Sendo que esse movimento produz energia eléctrica.

A energia eólica é hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota. Para além disso é limpa, amplamente distribuída globalmente, e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa.

No final de 2007, Portugal era o décimo produtor mundial de energia eólica em termos absolutos, e o quarto em termos relativos, tendo em conta a sua área e população. Segundo o relatório de 2007 do Global Wind Energy Council (GWEC), Portugal tinha uma capacidade instalada de 2.150 megawatts (MW), o que representa 2,3% do mercado mundial.

Os países com as maiores capacidades de produção instaladas são a Alemanha (20.621 megawatts), Espanha (11.615 MW), os Estados Unidos (11.603 MW), a Índia (6.270 MW) e a Dinamarca (3.136 MW).

Mulheres versus homens

Sem comentários: